Dicas de Economia de Água

Cozinha

Para revertermos a crise de água, não basta reduzirmos o uso apenas em situações específicas, como na lavagem do quintal ou no banho: é importante adotar hábitos de economia em todas as áreas e fazer disso uma nova filosofia de vida. Pensando nisso selecionamos algumas dicas de economia de água no dia a dia. São medidas simples que, se seguidas todos os dias, ajudam a economizar água e contribuir pra o futuro do planeta.

Lavando a louça

Segundo a Sabesp, em uma casa, lavando louça com a torneira aberta, são utilizados 117 litros de água em 15 minutos. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Para mudar esse quadro, primeiramente limpe os pratos e panelas, jogando os restos de comida no lixo. Ensaboe tudo para só depois abrir a torneira e enxaguar de uma vez. Outra dica é deixa a louça de molho. Encha a pia com água e detergente e mergulhe tudo. Depois limpe com a esponja e enxague.

Ordem da louça

Comece a lavar a louça pelos itens menos engordurados, assim não será preciso lavar a bucha tantas vezes durante o processo. Os itens de silicone também são mais indicados por aderirem menos gordura e exigir menos água para limpá-los.

Use menos louça

Em vez de pegar um copo limpo cada vez que vai beber água, tente usar o mesmo. Para lavar um copo são necessários pelo menos outros dois copos de água potável. Se precisar usar uma assadeira, cubra-a com papel alumínio antes de colocar o alimento. Depois não será preciso lavá-la. Com panelas, a recomendação é escolher as menores, que precisam de menos água para a lavagem. Outro truque é guardar restos de alimentos em potes de vidro pequenos, assim, é possível aquecer a comida e já comer ali mesmo, sem precisar sujar pratos.

Para cozinhar

Ao preparar um alimento, que tal aproveitar o vapor para cozinhar outros alimentos? No mercado há recipientes próprios para o cozimento a vapor. Outra forma de usar menos água para cozinhar é recorrer a legumes que soltem bastante água. Basta colocá-los na panela com apenas um pouco de água para não queimar e deixar que soltem líquido. Então, acrescente carne, frango ou o que desejar preparar. Aliás, ao cozinhar carnes, é possível reutilizar a água do cozimento para preparar arroz. O mesmo pode ser feito com água de cozimento de legumes – use-a fazer uma sopa. Além da economia, os nutrientes presentes na água serão transferidos para o caldo!

Pinga-pinga

É importante verificar se a torneira está bem fechada ao terminar de lavar a louça. Ao longo de um ano, pelo menos 16 mil litros de água são desperdiçados. O mesmo vale para vazamentos. Um buraco de dois milímetros em um cano desperdiça 96 mil litros em um mês. Para verificar, feche as torneiras, interrompa o consumo e veja se os indicadores do hidrômetro continuam girando. Se sim, procure um profissional.

Máquina de lavar louças

Uma lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros. O ideal é utilizá-la somente quando estiver cheia.

Filtros de água

Para garantir água sempre limpa para o consumo e para o preparo de alimentos, a indicação é usar filtros e purificadores de água, deixando o líquido limpo e saudável para toda sua família.

Dedilar Reparos – Dedicação total ao seu lar!
Pequenos Reparos e Grandes Soluções, Residenciais e Comerciais!
Telefone (13) 4141 5252
WhatsApp (13) 99772 8833
www.dedilar.com
contato@dedilar.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *